neoagua.com.br
    

Disk Água 11 4238-7656 | 11 4238-2741

WhatsApp (11)9.6460-1038

  
Doutor em Hidrologia Médica, Marcos Utura Filho, presidente do 24º Congresso Brasileiro de Águas Minerais e um dos responsáveis, ao lado do presidente da ABINAM, Carlos Alberto Lancia, pela realização no Brasil do evento da ISMH, desenvolveu um estudo inédito para mostrart o grande potencial terapêutico das águas minerais brasileiras.
A pesquisa, que teve como foco as propriedades medicinais do Parque das Águas de Caxambu, no Sul do estado de Minas Gerais, foi tema de tese de doutorado de Untura, na Faculdade de Medicina da Universidade Complutense de Madri, Espanha, em 2013. O reconhecimento da importância do trabalho conferiu ao especialista o título inédito no Brasil de doutor em Hidrologia Médica.
Foram mais de três anos de pesquisas em diversas regiões do país para reunir as mais diversas análises físico-químicas já realizadas sobre águas minerais, além de amplo acervo de bibliografias internacionais sobre os efeitos benéficos das águas minerais no organismo humano.
Com 12 fontes, o Parque de Caxambu apresenta a maior diversidade de águas do país, além de ser um dos poucos locais do mundo que possuem fontes de água carbônica, com gás natural. A pesquisa revelou a grande diversidade de efeitos terapêuticos das águas de Minas, decorrente da sua minuciosa classificação em bicarbornatadas, sódicas, cálcicas, magnesianas, ferruginosas, além de carbônicas.
Com estudo, o Brasil ganhou uma importante referência para o desenvolvimento da Hidrologia Médica no país, que também deverá registrar consideráveis avanços com as palestras e debates em torno do tema, promovidos pelo Congresso da Abinam/ISMH.

Fonte: Revista Oficial do Setor de Águas Minerais Água & Vida - Ano 16 - nº 86

Estudo mostra o potencial das águas medicinais brasileiras

Neoágua Comércio de Água Mineral Ltda - ME